top of page

nota de boas vindas

31 Edições de Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha!


Creio que será justo dizer-se que foi a marcha atlética que deu o decisivo impulso para que Rio Maior sonhasse um dia vir a ser um verdadeiro Concelho do Desporto. Com os feitos dos atletas riomaiorenses, tornou-se imperativo este reconhecimento e investimento num Concelho, que através dos seus decisores políticos e dos seus agentes desportivos, conseguiu entender o desporto como factor diferenciador de desenvolvimento.


E é neste sonho que nasce a intenção de organizar um Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, uma aposta que se veio a revelar, além de acertada, claramente vencedora.


Creio ser da mais elementar justiça salientar o papel de dois grandes riomaiorenses que souberam, cada um em sua função, ter esta clarividência e ser os verdadeiros obreiros do início deste caminho de sucesso que é o Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha. Silvino Sequeira, à época Presidente da Câmara Municipal e Jorge Miguel, treinador do Clube de Natação de Rio Maior e apaixonado pelo desporto em geral e pelo atletismo em particular, vislumbraram um futuro de sucesso a uma estratégia a que poucos (à época) preveriam sucesso. A história encarregou-se de provar a certeza dessa aposta, e hoje, 31 edições depois, o Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha é um evento mundialmente reconhecido e indissociável do nome Rio Maior, Concelho do Desporto.


Desde o nascimento deste grande evento, atletas de mais de 50 países, percorreram as ruas riomaiorenses, numa competição do mais alto nível na disciplina, trazendo à nossa cidade prestígio e reconhecimento internacionais.


São devidos alguns agradecimentos a várias pessoas e entidades, que muito contribuíram para que este evento alcançasse o sucesso que lhe é reconhecido. Agradecer ao Comité Olímpico de Portugal, à Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Santarém, aos Treinadores e Atletas Riomaiorenses, ao Clube de Natação de Rio Maior, aos autarcas que participaram neste crescimento, aos colaboradores da DESMOR, e a toda a comunidade riomaiorense, é mais do que uma obrigação, um motivo de satisfação muito grande. Os grandes projetos devidamente alicerçados em parcerias de sucesso, serão sempre vitoriosos! A todas estas individualidades e entidades, em nome de Rio Maior, muito obrigado!


Qualquer evento que tenha a capacidade de afirmação, a demonstração de qualidade e a competência organizativa para celebrar 31 edições de existência, merecer-nos-á sempre o maior respeito e admiração. Nestas 31 edições, importa salientar o crescimento qualitativo e quantitativo que o Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha tem demonstrado, atraindo sempre mais e melhores atletas.


As primeiras 31 edições do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, o seu sucesso e o seu reconhecimento internacional, são o mais perfeito mote para podermos afirmar com certeza que este evento tem tudo para continuar a alcançar o êxito, melhorando continuadamente como tem acontecido até aqui.
Obrigado a todos aqueles que permitem que este caminho continue a ser registado, a linhas de ouro, na histórias de Rio Maior e do próprio Desporto!


Filipe Santana Dias
Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior

simbolo2-30.png
bottom of page